Introdução à Filosofia Política

 

A palavra política é grega e deriva do termo politikos, que significa relativo ou pertencente aos cidadãos, diz respeito àquilo que é da cidade, da polis, da sociedade e que é de interesse do ser humano enquanto cidadão. Na filosofia, ela é uma área que se ocupa com questões sobre o modo como organizamos a realidade ou a sociedade.

A obra Política do filósofo grego Aristóteles é considerada uma das primeiras análises sistemáticas da política onde ele a como a arte e a ciência de governar. E foi devido a essa obra que o termo política se firmou nas sociedades ocidentais. 

O ser humano é um ser de relação. Raramente vivemos isolados. Mesmo na atualidade, por mais que tenhamos situações de distanciamento social, nos relacionamos de forma virtual. Através do seu caráter relacional, o ser humano organizou e organiza a sociedade. 

Política, antes de tudo, diz respeito à relação entre os humanos e à organização da realidade ou da sociedade. Basicamente, todas as nossas relações e interações com outras pessoas, aos olhos da filosofia, envolverá a ética ou a política ou ambas as coisas, porque em alguns casos elas são inseparáveis. E isso afasta um pouco a ideia de que a política é algo separado de nós, como se tivesse um grupo de pessoas que fizesse política ali e nós, as pessoas comuns, não estaríamos envolvidos nesse processo político. 

É possível que qualquer forma de organização ou relação entre as pessoas envolva a política, o que demonstra como ela é algo muito presente entre nós. Isso quer dizer que política é algo que pertence a todos e surge das relações entre as pessoas. Não é algo fechado dentro de uma câmara ou de um congresso, ela está nas ruas, nas casas, está em todo tipo de relação e organização entre as pessoas. Ao estudar filosofia política percebemos que o que os políticos fazem e o que a política realmente é, são coisas quase completamente distintas. 

É claro que a filosofia política irá analisar o funcionamento do governo e as formas de governo, porque o governo seria a instância máxima de organização dentro de uma sociedade. Mas como a filosofia política trabalha? Você já deve ter estudado assuntos relacionados à política em disciplinas como História, Geografia e Sociologia e deve ter percebido que cada uma dessas áreas promove uma abordagem diferente em relação à política. Da mesma forma, a política como área da Filosofia tem as suas particularidades. 

Na filosofia política nós trabalhamos com teorias ou teorizações sobre como deve ser a organização da realidade ou da sociedade. 

E nós temos questões políticas que são recorrentes no pensamento de vários filósofos e filósofas, como, por exemplo, por que precisamos de um Estado? Qual é a necessidade da existência de um Estado? Por que precisamos de governo? Por que os governos existem? Haverá filósofos que defenderão um determinado tipo de Estado e haverá outros que defenderão que nós não precisamos de um Estado, que a sociedade pode se auto-organizar. 

No entanto, se o Estado deve existir, como deve ser o Estado? Qual deve ser a sua organização e o seu funcionamento? E como deve ser a relação entre o Estado e os cidadãos ou a sociedade civil que compõe esse Estado? O Estado pode fazer o que quiser com os cidadãos? E o que os cidadãos podem ou não fazer em relação ao Estado? Será que a economia afeta a política? E a política, será que ela afeta a economia? Ou não há nenhuma relação entre essas duas coisas? Qual é a origem e o funcionamento do poder? Todos podem participar da política? 

Essas são apenas algumas questões para começar a refletir sobre filosofia política. 

Se quiser ver esse conteúdo no formato de videoaula, confira abaixo. 

Bons Estudos



Raphael Rodrigo

Escritor, Professor e Pesquisador

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão! Sua opinião é muito importante para nós!

Postagem Anterior Próxima Postagem